Tuesday, January 27, 2009

Férias e um breve retorno


Saudações caros colegas,

Após vinte dias em terras brasileiras, venho por fim relatar a fase final de minha viagem pelas terras canadenses...

Após deixar a Universidade de Trent, parti para Toronto para onde levei um amigo. O intuito, diversão! E nos divertimos! Após uma grande festa (a primeira que vi passar das 5 da manha nas terras do norte) quedei na grande cidade por um fim de semana, enquanto arranjava os detalhes de minha próxima viagem. Na segunda-feira (dia 22 de Dezembro) parti para Montreal, em busca da prometida "party town" e da até então raríssima lingua francesa.
Após cerca de oito horas de viagem num ônibus um tanto quanto desconfortável e com apenas uma parada (toscamente ilustrada na foto acima) desembarquei na rodoviária de Montreal onde fui recebido por Sahra e Rahni, ambas AIESECas de Montreal. Após uma não tão breve caminhada (as meninas conseguiram se perder umas duas ou tres vezes) chegamos ao apartamento de Philip, francês, trainee da AIESEC e que havia retornado para a França em caráter definitivo na tarde anterior, local que deveria ser minha morada no leste canadense.

Quedei no apartamento de Philip por tres dias. Minha ceia de natal, devo confessar foi um tanto quanto solitária, mas a neve e a programação festiva da televisão tornaram a experiência um tanto quanto interessante (os canadenses não costumam comemorar o dia 24 ou fazer uma grande ceia, mas apenas o dia 25 com um almoço ou jantar). No dia 25, fui convidado para jantar na casa de Sahra onde conheci sua maravilhosa família e a arvore de natal mais enfeitada que ja vi em minha vida!


No dia 26, após ser enxotado da casa de Philip pelo dono do apartamento (que alegou não ter sido avisado de minha estada em tão nobre local) dei entrada em um albergue na região central da cidade. Já pelas dez da manha, estava na fila, aguardando pela abertura de um grande evento da cultura Norte Americana... o famigerado "Boxing Day". Mas o que será este grande evento? Simplesmente a maior manifestação da cultura consumista já vista por mim até então. Praticamente a totalidade dos estabelecimentos comerciais realizam grandes promoções e as pessoas ficam horas em filas esperando a abertura das portas (algo comparável às filas para ingressos na final do Brasileirão). Escolhi uma loja compatível com meus desejos consumistas, "Future Shop" e, após 5 horas de filas (na confusão que pode ser avistada na foto ao lado) sai de lá com alguns notáveis produtos e, devo confessar, uma grande econômia.

Ao retornar ao albergue, conheci algumas notáveis pessoas, dentre elas um médico Sul-Africano, parrudo e bonachão, algumas norte-americanas, um casal de alemães e alguns franceses. Na mesma noite saimos para farrear pela cidade de Montreal. E que farra! Fomos a um tipico bar da cidade, o lugar (um tanto quanto "trash" como se diz em São Paulo) abrigava dois ambientes com musica eletrônica no andar superior e rock no salão térreo. A noitada foi extremamente agradável, conversamos por horas sobre política, choques culturais, opções de carreiras e outros temas muito interessantes que, infelizmente parecem não entrar nas rodas de muitos de meus amigos brasileiros com a devida frequência.

No dia seguinte, fomos Sarah, uma amiga e uma colega que arrastei do albergue para uma exposição de arte entitulada "Simpaty for the Devil" (uma alusão aos Rolling Stones para os amantes do rock) a exposição, moderadamente interessante visava unir o Rock às artes plásticas e visuais. Após a exposição um passeio pela cidade de Montreal e um ótimo jantar em um restaurante típico após o qual nos recolhemos no albergue para alguns "Drinking Games"...

No dia seguinte, parti de Montreal, rumo a Toronto, meu destino, no entanto, não era a morada da CN Tower mas sim mais para o oeste, na cidade de Vancouver me esperava a conferência nacional da AIESEC no Canada.
Me encontrei no aeroporto com Mo, colega de Trent e atual presidente do escritório recém-aberto. As cerca da 1 da tarde, desembarcamos em Vancouver e nos dirigimos para o hotel onde se realizava a conferência. Após algumas horas, o restante de nossa delegação chegou ao hotel e estavamos prontos para a primeira conferência da AIESEC Trent. A conferência transcorreu às mil maravilhas (na foto, AIESEC Toronto e "baby" Trent). Todos os membros de nossa delegação aprenderam muito e fizeram importantes contatos para sua vida dentro e fora da AIESEC. A virada de ano (como não poderia deixar de comentar) foi sensacional, no espirito festivo que os AIESECos tem de sobra!
Outro fato que merece atenção, no decorrer da conferência, durante as intermináveis seções de legislação, o escritório de Trent foi reconhecido, por 19 votos a 2 como o mais novo escritório da AIESEC no Canada (como era de se esperar, sai correndo aos gritos da sala de Legislação no momento do ocorrido!)

Passada a conferência, ficamos por mais dois dias em Vancouver... Nosso intuito, aproveitar de passagens mais baratas pela tenebrosa Westjet e, é claro, esquiar (ou melhor... Snowboarding).

E foi então que fomos, eu e Nick (novo VP Corporate Relations de Trent) para a famosa montanha de Whistler, a maior da América do Norte e sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 (um ótimo lugar para aprender...).
Após horas perambulando pela cidade de Vancouver, de onibus a trem a onibus novamente, finalmente chegamos à Whistler (não sem antes encontrarmos uma colega AIESECa com o mesmo destino). Alugada a prancha, meu colega me deu breves lições sobre como praticar o snowboarding (esqueceu-se no entando das mais importantes, como parar e como levantar!). Então, após uma tarde maravilhosa e algumas dezenas de tombo, tive minha primeira experiência com esportes de inverno (salvo as deliciosas guerras de neve...). Digo primeira pois, embora tenha passado a maior parte de meu tempo no chão e trazido um joelho avariado de recordação, com certeza praticarei novamente! O esporte é fabuloso, extremamente emocionante, além de proporcionar vistas incríveis.

No dia seguinte, voltamos para Toronto de onde me despedi de meus ultimos colegas de Trent e de onde, no dia seguinte, parti, rumo ao Brasil.
Ao chegar no Brasil (e após me acostumar com os 40 graus adicionais de temperatura), logo nos primeiros dias realizei algumas entrevistas com empresas da Alemanha (para vagas às quais havia me candidatado ainda no Canada). Em uma semana, a(s) notícia(s). Fui admitido em não apenas uma, mas quatro vagas em empresas alemãs. Após muito ponderar acabei optando por uma vaga na Deutsch Telekom para coordenador nacional do programa de talentos internacionais.

Assim sendo, me despeço agora de vocês meus caros leitores e colegas, meu próximo post partirá de Bonn, Alemanha e será em cerca de 3 semanas!

Um forte abraço a todos e até lá...

No comments: